Partilhe nas Redes Sociais

Primeira gigafábrica da Tesla na Europa arranca até final do ano

Publicado em 11 Outubro 2021 | 76 Visualizações

O primeiro grande investimento da Tesla na Europa está prestes a dar frutos. A Gigafactory da fabricante de automóveis liderada por Elon Musk deve começar a funcionar ainda este ano. 

No último fim-de-semana a marca norte-americana realizou o Giga-Fest nos terrenos da fábrica, um evento que contou com a presença de Elon Musk e foi o fundador da empresa que antecipou os planos para começar a produção de carros elétricos na primeira Gigafábrica europeia ainda este ano.

O início da atividade, desde o anúncio do investimento previsto para 2021, foi sofrendo alguns atrasos. A empresa já culpou a burocracia alemã pelos atrasos nas licenças, mas a atrasar o processo estão também as queixas apresentadas por grupos ambientalistas depois da empresa confirmar que o complexo também vai acolher uma unidade de produção de baterias. Em causa, o impacto ambiental da atividade, o consumo de recursos naturais como a água e a poluição. 

As licenças para que a fábrica inicie atividade continuam por entregar, mas as previsões indicam agora que estarão disponíveis a tempo de poder iniciar atividades ainda em 2021.  

Elon Musk prevê por isso que a produção de automóveis elétricos da Tesla na Alemanha possa começar ainda em novembro e estima que no final de 2022, as instalações estejam em condições de produzir entre cinco a 10 mil automóveis por mês. A unidade de produção de baterias tem um investimento anunciado de cinco mil milhões de euros, para uma capacidade instalada de 50 GWh. 

O evento organizado pela Tesla na cidade próxima de Berlim que acolhe a fábrica teve música, comida e visitas guiadas à fábrica para a população local, numa espécie de pré-inauguração. Os planos iniciais da Tesla para esta fábrica europeia, passavam pela intenção de contratar cerca de 12 mil colaboradores. 


Publicado em:

Atualidade

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados