Partilhe nas Redes Sociais

Redes 3G vão começar a ser desligadas em Portugal já em setembro 

Publicado em 4 Julho 2023 | 729 Visualizações

O desligamento das redes 3G existentes em Portugal começa a ser feito já a partir de setembro e arranca com a Altice. A Vodafone Portugal foi a primeira operadora a anunciar oficialmente a decisão, na passada sexta-feira, 30 de junho, detalhando que o desligamento vai ser feito de forma progressiva e que é «um passo importante para reforçar o acesso dos clientes a comunicações mais rápidas, eficientes e ainda mais seguras». A empresa vai arrancar com o processo em julho do próximo ano. 

No mesmo dia, Altice e NOS acabaram por confirmar que também já têm planos para desligar as suas redes móveis de terceira geração. A Altice avança já em setembro e prevê terminar o processo de desligamento no final de janeiro do próximo ano, uma decisão que estará a ser comunicada aos clientes já desde o dia 25 de junho. 

A NOS começará a desligar a sua rede 3G em meados do próximo ano, de forma faseada, e indica que vai começar a informar os clientes dos prazos deste processo em breve.   

Como referia a Vodafone na nota divulgada sobre o assunto, a grande maioria dos clientes não serão impactados pela mudança, uma vez que já usam equipamentos e cartões SIM com suporte para tecnologias posteriores. 

O 3G foi lançado em 2004. A tecnologia foi perdendo relevância, com a chegada de gerações mais recentes, para além disso «os equipamentos de rede que permitem o seu funcionamento são hoje energeticamente menos eficientes, pelo que a sua modernização e substituição terá um impacto ambiental positivo», com destacou a Vodafone.

Operadores em vários países já detalharam planos para desligar as suas redes 3G. 


Publicado em:

Mobilidade

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados