Partilhe nas Redes Sociais

Sensei inaugura supermercado autónomo em Lisboa para mostrar e testar tecnologia  

Publicado em 7 Março 2023 | 411 Visualizações

A Sensei abriu em Lisboa um espaço de retalho pensado para o desenvolvimento e teste de novas tecnologias para lojas autónomas. A loja lançada pela empresa portuguesa, que descreve o espaço como «o mais sofisticado espaço de retalho autónomo na Europa», não está aberta ao público. 

O espaço mostra a tecnologia desenvolvida pela Sensei nesta área e está vocacionada em exclusivo para apresentações a clientes, comunidades, investidores e parceiros. Um dos objetivos, explica-se, é mostrar que a tecnologia da empresa é escalável e pode ser adaptada a diferentes tamanhos de lojas. A loja tem 500 metros quadrados e é lançado em parceria com a Hewlett Packard Enterprise (HPE).

«Este espaço recria as características que são frequentemente encontradas em supermercados de grandes dimensões em todo o mundo, para que, de forma rigorosa, se possa testar e demonstrar novas tecnologias de retalho autónomo, num ambiente o mais real possível», refere a Sensei. 

Há um sistema de entrada e saída sem portas, terminal de pagamento automático com cartão e rastreamento automatizado de produtos, suportado por balcões assistidos, e corredores de produtos frescos e congelados.

O sistema é suportado em servidores HPE ProLiant, que asseguram a capacidade e fiabilidade necessárias, para garantir que os modelos de Inteligência Artificial da Sensei possam processar grandes quantidades de dados.

A tecnologia da Sensei é já usada em lojas autónomas na Europa e América do Sul, que tiram partido de sistemas de visão computacional avançada, sensores inteligentes e IA para o rastreamento e pagamento dos produtos recolhidos pelos clientes nas prateleiras. 

Para os retalhistas, a tecnologia permite rastrear o inventário em tempo real e ter informação para otimizar operações e produtos. 


Publicado em:

Atualidade

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados