Partilhe nas Redes Sociais

Soluções cloud já são usadas em 41% dos escritórios de contabilidade

Publicado em 18 Outubro 2021 | 75 Visualizações

Mais de dois quintos (41%) das empresas de contabilidade em Portugal já tiram partido de soluções de software na cloud, mas este tipo de ferramenta é usada sobretudo para faturar e não no dia-a-dia, onde 80% dos contactos com clientes continuam a ser presenciais. 

Os dados constam de um estudo realizado pela GfK, há menos de um mês e mostram a realidade de um sector com grande margem para investir na digitalização, sublinha a Primavera BSS, que encomendou a pesquisa. 

«Num tecido empresarial como o nosso, em que predominam empresas de micro e pequena dimensão muito dependentes dos seus contabilistas, é fundamental que os escritórios de contabilidade evoluam os seus processos e digitalizem as operações rotineiras, para poderem prestar serviços de real valor acrescentado», sublinha na nota que divulga o estudo Jorge Batista, co-fundador da software house portuguesa. 

No inquérito que apurou a existência de cerca de sete mil empresas de contabilidade em Portugal, revela-se ainda que a grande maioria dos profissionais que trabalham nesta área tem formação superior, ao nível da licenciatura, e a maioria (36%) tem salários brutos que variam entre os 800 e os 1000 euros mensais. 

A pesquisa foi realizada entre 29 de agosto e 30 de setembro de 2021 e contou com a participação de 300 escritórios de contabilidade portugueses, localizados no continente. Foi desenvolvido para o Accounting Summit, a pedido da Primavera BSS, patrocinadora principal do evento. O relatório vai ser apresentado no evento, que decorre entre 18 e 22 de outubro, em formato digital. 

O sector da contabilidade é um dos mercados fortes da Primavera, que tem uma solução customizada para esta área, que funciona de forma integrada com o seu ERP.


Publicado em:

Negócios

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados