Partilhe nas Redes Sociais

Um em cada sete inventores europeus são mulheres. Em Portugal o número é maior 

Publicado em 27 Abril 2023 | 172 Visualizações

Os dados são do Instituto Europeu de Patentes: um em cada sete inventores são mulheres e em Portugal a representação feminina neste indicador é muito superior à média europeia. Atinge mais do dobro desse valor médio.    

Os dados compilados através de um estudo recente do EPO (WIR – Women Inventor Rate) voltaram a estar em destaque na semana em que se assinalou o Dia Mundial da Propriedade Intelectual (26 de abril), destacados pela Inventa. 

Enquanto na Europa 13,2% dos inventores, em média, são mulheres, em Portugal a presença feminina no total dos inventores ascende aos 26,8%, colocando o país no segundo lugar da lista, em matéria de representação feminina nesta área. 

À frente de Portugal está apenas a Letónia, onde 30,6% dos inventores são mulheres. Logo a seguir está a Croácia (25,8%). Espanha (23,2%) e Lituânia (21,4%) fecham o top5. 

Recorde-se que a Europa está prestes a fazer uma alteração fundamental no registo de patentes, com a entrada em vigor a 1 de junho da Patente Unitária Europeia.

No sistema atual, um requerente de pedido de patente deve fazer essa validação para cada Estado-membro onde tenha interesse em ver a sua invenção protegida, um modelo mais caro e mais moroso.  


Publicado em:

Atualidade

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados