Partilhe nas Redes Sociais

5G vai chegar a 1,5 mil milhões este ano. Consumo de dados avança para os 20 gigas 

Publicado em 23 Junho 2023 | 587 Visualizações

5G

No final deste ano, o 5G deverá ser usado por 1,5 mil milhões de utilizadores de serviços móveis em todo o mundo, com o contributo positivo de todas as regiões do mundo. Por essa altura, o consumo médio de dados móveis por utilizador deverá já ter ultrapassado os 20 GB. 

A América do Norte afirmou-se já como a região do globo onde uma percentagem maior da população tira partido da tecnologia (41%) , mas é a chegada do 5G a mercados emergentes, como a Índia, que está a acelerar o crescimento da tecnologia. 

À Índia o 5G chegou apenas em outubro de 2022 e no final do ano já somava 10 milhões de utilizadores. Até 2028, 57% dos utilizadores de serviços móveis devem passar a subscrever serviços 5G, confirmando a região como responsável pelo nível de crescimento mais rápido da tecnologia. 

Os dados compilados através do Ericsson Mobility Report revelam ainda que o 5G está já na oferta de 240 prestadores de serviços de comunicações, 35 com serviços 5G standalone. Os serviços 5G mais populares são hoje a banda larga móvel melhorada (eMBB), o acesso fixo sem fios (FWA), jogos e alguns serviços baseados em realidade virtual ou aumentada, em áreas como a formação e educação.

A tecnologia tem também fomentado o aparecimento de novas tipologias de pacotes de serviços móveis, nomeadamente ofertas com serviços de entretenimento integrados, como televisão, streaming de música ou plataformas de jogos em Cloud. «Cerca de 58% dos provedores de serviços 5G desenvolvem vários formatos deste serviço», refere o relatório.

«Vemos uma forte ligação entre o aumento das assinaturas 5G e a receita dos respetivos serviços. Nos últimos dois anos, a introdução de serviços 5G nos vinte principais mercados resultou num aumento de sete por cento nas receitas», destaca a propósito Fredrik Jejdling, vice-presidente executivo e Head of Networks da Ericsson.


Publicado em:

Mobilidade

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados