Partilhe nas Redes Sociais

60% das empresas já usam tecnologia de Gémeos Digitais

Publicado em 4 Julho 2022 | 345 Visualizações

Mais de metade das empresas em todo o mundo, 60% segundo um estudo do Capgemini Research Institute, estão a apostar em tecnologia de gémeos digitais para melhorar o desempenho operacional e facilitar o cumprimento de metas. A pesquisa mostra que esta é uma tendência transversal aos principais sectores de atividade e que a utilização destas tecnologias aumentará, em média, 36% nos próximos cinco anos. 

Este crescimento, refere a pesquisa, será sobretudo visível em sectores como o automóvel, aeroespacial, ciências da vida, energia e utilities, impulsionado pelas empresas que querem acelerar o ritmo da sua transformação digital e introduzir inteligência, ao longo da cadeia de valor. 

Assim, o avanço tecnológico é um dos grandes motes para o investimento, apontado por 77% das empresas inquiridas e só superado pela intenção de poupar custos, destacada por 79%. Mais de metade das empresas olha também para estas tecnologias como um meio indispensável para melhorar os seus esforços na área da sustentabilidade.   

«Ao simularem o mundo físico, os Digital Twins podem ajudar as organizações a utilizar melhor os seus recursos, a reduzir emissões de carbono, a otimizar redes de fornecimento e transporte, bem como a aumentarem a segurança dos seus funcionários», destaca a Capgemini.

Entre as empresas que já investiram nesta área, mais de um terço (34%) garantem que investiram em larga escala, para compreenderem e preverem o seu consumo de energia e as emissões poluentes. O consumo, energia e utilities lideram os casos de utilização, com 52% e 50%, respetivamente, a tirarem partido das réplicas virtuais para melhorar a sustentabilidade das operações. Entre as empresas que investiram em tecnologia de Digital Twins para este fim verifica-se uma melhoria a rondar os 16%, nas métricas de sustentabilidade das empresas.

O estudo da Capgemini resulta da opinião de mil organizações, 80% das quais já tinham em curso um programa de implementação, ou adoção de tecnologia Digital Twin em curso e outras 20% estavam a planear fazê-lo. As empresas inquiridas são das áreas das ciências da vida, produtos de consumo, energia & utilities, produção discreta, empresas que gerem infraestruturas e operadores.


Publicado em:

Atualidade

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados