Partilhe nas Redes Sociais

Aeroporto de Frankfurt exibe notícias legendadas com tecnologia portuguesa

Publicado em 12 Outubro 2021 | 67 Visualizações

O Aeroporto de Frankfurt passou a usar um sistema de legendagem de notícias nos monitores de informação distribuídos pelo seu espaço, que conta com tecnologia portuguesa desenvolvida pela Priberam. 

Na base do serviço está a plataforma plain X, que a empresa portuguesa desenvolveu em parceria com o grupo de media alemão Deutsche Welle (DW), que desde 2005 fornece boletins noticiosos especiais para os viajantes que passam pelo aeroporto alemão.

A legendagem é um dos requisitos do serviço, já que os monitores ou funcionam sem som, ou este dificilmente é perceptível devido ao ruído no espaço. Até agora o processo de legendagem era manual. Com a introdução da nova plataforma, o processo de legendagem passa a ser semiautomático.

São usados scripts, que são submetidos à plataforma para sincronização com as streams de vídeo e criação automática de ficheiros com legendas, que são posteriormente colocados em pastas predefinidas. «No final do processo, a DW envia os vídeos da programação completos e legendados para os servidores do aeroporto, onde são exibidos», explica a Priberam, acrescentando que este processo está totalmente automatizado.

A plataforma também consegue transcrever notícias da DW em tempo real, mas para evitar eventuais erros funciona com um verificador de “scripts” intermédio, que ajuda a garantir a qualidade dos resultados finais. 

Em comunicado, a Priberam explica que a tecnologia que desenvolveu para o projeto tem diversas aplicações, desde a tradução e transcrição assistidas por Inteligência Artificial, até à legendagem automática e produção de voiceovers, entre outras funcionalidades. 

O plain X vai ser lançado em breve como solução comercial de Human Language Technology num modelo SaaS, que poderá ser usada em «todos os cenários de utilização para produção noticiosa», segundo a empresa.


Publicado em:

Atualidade

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados