Partilhe nas Redes Sociais

 Agência Espacial Europeia já apoiou 45 startups em Portugal  

Publicado em 5 Janeiro 2023 | 59 Visualizações

O ESA Space Solutions Centre Portugal (ESA SSCP) está a celebrar o oitavo aniversário em Portugal e, como costuma fazer, aproveita o aniversário para divulgar alguns dados de balanço da atividade no país. Aquele que foi o primeiro Space Solutions Centre da Agência Espacial Europeia a congregar os três programas de transferência de tecnologia promovidos pela ESA, na sua vertente de apoio a novos projetos, já ajudou 45 startups em Portugal.

Esse apoio acontece por via da incubadora ESA BIC – ESA Business Incubation Centre, direcionada para apoiar empresas portuguesas que desenvolvem soluções para aplicação na Terra, apoiadas em tecnologia espacial, ou que pretendem entrar no mercado espacial.

A estrutura é gerida pelo Instituto Pedro Nunes, que recentemente aumentou a capacidade da incubadora em mais 4 mil metros quadrados, num investimento superior a um milhão de euros, que deu origem a um novo edifício.

O ESA SSCP também integra o ESA Technology Broker, uma rede de transferência de tecnologia da agência, que fornece apoio para a comercialização de tecnologias do espaço, em mercados não espaciais. Desde que está em Portugal esta rede registou 10 casos de sucesso, no apoio a projetos nacionais.

Da mesma estrutura faz também parte a ESA Business Application Ambassador Platform, uma rede de embaixadores que divulga programas e apoia projetos nacionais, que contribuam para melhorar a vida das pessoas, através da transferência de tecnologia espacial. Por esta via terão sido apoiados 26 pequenos projetos, segundo revela a ESA.


Publicado em:

Startups

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados