Partilhe nas Redes Sociais

Agência Espacial Europeia já incubou 42 empresas em Portugal

Publicado em 24 Novembro 2021 | 61 Visualizações

O centro de incubação de negócios da Agência Espacial Europeia em Portugal já acolheu 42 startups, que criaram 150 empregos, geraram um volume de negócios na ordem dos 4,9 milhões de euros e sustentam uma capacidade de exportação de 1,4 milhões de euros. 

Os dados são revelados a propósito do 7º aniversário do ESA Space Solutions Portugal que, através de diferentes programas de apoio à transferência de tecnologia do espaço para a Terra, permite às empresas portuguesas receberem apoio técnico, financeiro e de negócio, para criarem novos projetos apoiados em tecnologia espacial.

Portugal é o único país europeu a coordenar, através do Instituto Pedro Nunes, três programas da ESA para a transferência de tecnologia, tarefa realizada a partir do Space Solutions Center instalado em Portugal em 2014, que foi também o primeiro de uma rede europeia, hoje composta por 20 centros.  

Além de coordenar a rede de incubadoras ESA BIC, o IPN é embaixador do programa ESA Business Applications, que já co-financiou estudos de viabilidade técnica e de mercado de 21 projetos portugueses, que utilizaram ativos espaciais para criar novas aplicações para mercados terrestres. O investimento associado a estes projetos ascende a 2,7 milhões de euros.

O Instituto também dinamiza a Rede de Transferência de Tecnologia da ESA (Technology Broker). Nos últimos anos mapeou 50 tecnologias desenvolvidas para o espaço pela indústria portuguesa, que podem ser transferidas para mercados não espaciais. Forneceu ainda apoio para a transferência de tecnologia espaço-terra a 10 projetos.


Publicado em:

Atualidade

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados