Partilhe nas Redes Sociais

AICEP usa IA para ajudar empresas a afinarem estratégias de internacionalização

Publicado em 23 Abril 2019 | 184 Visualizações

Já está no terreno a nova plataforma de apoio às empresas exportadoras da AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal . Chama-se Portugal Exporta e usa inteligência artificial para ajudar a afinar estratégias de internacionalização.

O calçado foi o primeiro sector trabalhado nesta plataforma, que a agência tem vindo a desenvolver em colaboração com empresas, mas num prazo de um ano, o objetivo é que os atributos da plataforma estejam oleados para ajudar empresas em qualquer sector.

Através da plataforma é possível fazer o matching entre empresas, na busca dos mercados mais adequados para cada perfil de negócio, procurar parceiros ou importadores. As ferramentas disponíveis também apoiam o desenho de planos de ação para a internacionalização, ajudam a identificar oportunidades de negócio e a aferir a maturidade de cada empresa.

Numa nota de imprensa, a AICEP explica que esta será uma «solução digital personalizada e fácil de utilizar, em modo de self-service», que conseguirá entregar a cada empresa informação, serviços e oportunidades de negócio com um grau elevado de relevância. Aos dados trabalhados com recurso a Big Data e inteligência artificial juntar-se-á o apoio dos especialistas da AICEP, que vão fazer um aconselhamento mais dirigido a cada empresa e às suas necessidades específicas.  

«A nova plataforma tecnológica desenvolve novos produtos e serviços de maior valor acrescentado e completamente customizados, indo ao encontro das expectativas e necessidades específicas de cada empresa», explica ainda a nota. Nesta tarefa variáveis como a maturidade para a internacionalização, sector de atividade e os produtos são determinantes para o resultado final.

A Portugal Exporta é apresentada pela AICEP como um dos pilares de transformação digital da agência. Na calha estão outros projetos, como um novo portal dedicado ao investimento, o lançamento de um Acelerador da Internacionalização Online (para o comércio eletrónico), de um otimizador de investimento, com recomendações de localização para grandes projetos de investimento e o Business MatchMaking. Todas estas iniciativas são medidas Simplex.


Publicado em:

Atualidade

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados