Partilhe nas Redes Sociais

Altice, Bosch, Huawei e Universidade de Aveiro juntas para potenciar 5G na indústria

Publicado em 23 Dezembro 2019 | 291 Visualizações

Bosch, Altice Portugal, Huawei e Universidade de Aveiro assinaram um memorando de entendimento que vai levar as quatro entidades a unirem esforços para identificar oportunidades de aplicação da tecnologia 5G em ambiente industrial.

O projeto terá implementação total até ao final de 2023, sendo que cada um dos parceiros envolvidos na iniciativa terá um papel específico no projeto: a Bosch fica responsável pela implementação de casos de uso usando tecnologia 5G nas suas fábricas em Portugal; a Altice Portugal contribuirá para o estudo de arquitetura e desenho da rede; enquanto a Huawei e Universidade de Aveiro vão estar ativas na definição da arquitetura de rede, tirando partido do Lab 5G que vai ser instalado no Parque de Ciência e Inovação. 

«Este estudo tem como interesse comum o avanço do conhecimento e inovação em arquiteturas para casos de uso 5G em ambientes industriais, usando redes públicas e privadas», adianta o comunicado que divulga o acordo.

Na mesma nota, explica-se que o primeiro passo do projeto será a definição de arquiteturas de comunicação em 5G, para viabilizar a implementação de casos de uso que possam «potenciar uma maior competitividade da indústria em Portugal». 

As empresas defendem que a nova geração móvel pode contribuir em decisivo para fomentar a competitividade da indústria portuguesa e antecipam o surgimento de novas soluções em áreas como a segurança ou a otimização de processos em domínios como a logística.


Publicado em:

Mobilidade

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados