Alunos da FEUP vão ajudar Vodafone a testar 5G
A Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto vai acolher uma antena 5G da Vodafone, no âmbito de um protocolo assinado entre a instituição de ensino superior e a operadora. O objetivo é disponibilizar a infraestrutura para dar suporte a projetos académicos que permitam testar e explorar o potencial da quinta geração móvel, maximizando o número de experiências com 5G antes do lançamento oficial da tecnologia.
Os alunos que desenvolvam aplicações para correr em 5G vão ainda poder contar com o acompanhamento especializado das equipas da Vodafone, revela a empresa num comunicado de imprensa.
«Muito mais do que um laboratório para explorar as potencialidades da quinta geração móvel, o Vodafone 5G Hub será uma fábrica de produção de conhecimento e inovação, ativos fundamentais para que Portugal possa competir na economia digital europeia e até mundial», defende João Nascimento, CTO da Vodafone Portugal.
O acordo faz da FEUP o primeiro parceiro académico do Vodafone 5G Hub. A instalação da antena está prevista para o primeiro semestre deste ano e vai disponibilizar as tecnologias Massive MIMO e «beam forming», duas inovações que vão suportar a próxima geração de comunicações móveis.
Publicado em:
MobilidadePartilhe nas Redes Sociais