Partilhe nas Redes Sociais

ANI financia projetos que queiram passar da I&D ao negócio 

Publicado em 19 Setembro 2022 | 38 Visualizações

A Agência Nacional de Inovação arrancou com as candidaturas para o BfK INNOV@Rise, um concurso que vai escolher 15 projetos para acelerar, nascidos na academia e com potencial para chegar ao mercado. 

Os escolhidos vão garantir mentoria de negócio, capacitação intensiva e treino de pitch, para impulsionarem a entrada dos projetos no mercado e vão estar divididos pelas três edições previstas do programa: Norte, Centro e Sul, a realizar entre novembro deste ano e março de 2023.

A iniciativa vai apoiar projetos de equipas de investigadores, estudantes de mestrado, doutoramento, recém-licenciados ou empreendedores com ligações às entidades Sistema Científico e Tecnológico Nacional. Além do apoio especializado será atribuído a cada equipa um prémio monetário de 3 mil euros para desenvolvimento da prova de conceito ou protótipo. 

Como explica a ANI, cada equipa terá um mentor especializado e poderá participar em três bootcamps sobre modelos de negócio, estratégia de desenvolvimento do produto, financiamento e treino de pitch. No final do programa está previsto um Demoday, onde as equipas vão poder apresentar cada projeto a investidores, parceiros e potenciais clientes. 

As equipas a concurso devem ter um mínimo de três participantes. Devem ser multidisciplinares, representar projetos que partem de uma base científica e tecnológica, mas integrarem pelo menos um membro com perfil empreendedor (desenvolvimento de negócio e comercial). 

O BfK INNOV@Rise é financiado pelo Sistema de Apoio a Ações Coletivas – Transferência de Conhecimento Científico e Tecnológico, TECH4INNOV, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional do Portugal 2020. 

As candidaturas estão abertas entre 8 de setembro e 9 de outubro para as edições norte e alentejo. Para a edição do Centro as candidaturas decorrem entre 10 e 30 de outubro. 


Publicado em:

Startups

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados