Partilhe nas Redes Sociais

Aveiro desafia startups a desenvolverem e testarem soluções para cidades inteligentes e IoT

Publicado em 24 Março 2022 | 1386 Visualizações

A Câmara Municipal de Aveiro lançou um desafio endereçado a startups e centros de investigação, que a autarquia quer atrair para projetos inovadores e capazes de ajudar a cidade a tornar diferentes serviços mais ágeis ou mais eficientes. O desafio, centrado em soluções para cidades inteligentes e Internet das Coisas, tem prémios associados que somam um valor total de 120 mil euros e várias questões concretas à procura de respostas que a tecnologia pode ajudar a dar. 

Nesta primeira edição, o Aveiro Tech City Challenges tem duas categorias: Desafios Urbanos e Aveiro Tech City Living Lab. No domínio dos Desafios Urbanos, os interessados têm três temas possíveis: Gestão de Acessos e Pagamento nas Feiras Municipais, onde se procura uma solução tecnológica que ajude a gerir o acesso e pagamentos de feirantes em eventos organizados pela Câmara Municipal de Aveiro; Gestão Eficiente de Consumos de Água em Jardins; e Monitorização da Eficiência Energética em edifícios públicos. 

Em relação a este último, pretende-se identificar soluções que integrem sensores e plataforma de gestão e permitam quantificar consumos por tipos de fonte energética, respetiva identificação de desperdícios e de oportunidades de poupança.

Na categoria Aveiro Tech City Living Lab o objetivo é selecionar três projetos que tirem partido da infraestrutura existente em Aveiro para desenvolver soluções na área das Cidades Inteligentes e Internet das Coisas.

Aveiro está equipada com uma rede 5G experimental no centro urbano da cidade, que é a base do Aveiro Tech City Living Lab e que tem servido como plataforma de testes para diferentes projetos onde a conectividade é o elemento base essencial. Esta infraestrutura interliga ainda mais de 40 unidades rádio e cerca de 16Km de fibra, fornecendo comunicações de curto e longo alcance e unidades de computação avançada.

As inscrições para o novo concurso estão abertas até 14 de abril. Numa primeira fase vão ser pré-selecionados 25 projetos, cinco semifinalistas para cada desafio urbano e 10 semifinalistas na categoria Aveiro Tech City Living Lab. No final serão escolhidos um vencedor por desafio urbano e três vencedores na segunda categoria, que terão direito a prémios de 20 mil euros cada um e formação, para preparar o desenvolvimento e teste da solução, a decorrer nos meses seguintes 


Publicado em:

Startups

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados