Partilhe nas Redes Sociais

PUB

Bankinter abriu-se ao open banking

Publicado em 30 Abril 2019 | 413 Visualizações

O Bankinter anunciou que já tem disponível uma plataforma de open banking para as empresas com serviços de pagamentos que queiram desenvolver as operações previstos na diretiva europeia de pagamentos (PSD2), sobre a sua infraestrutura.

O novidade dá cumprimento às novas regras europeias, que regulamentam e abrem caminho ao desenvolvimento de novos serviços pelas chamadas Fintechs e faz-se através da adoção da plataforma criada pela SIBS, para facilitar esta partilha de dados entre a banca e os novos prestadores de serviços financeiros.

Como se explica em comunicado, a SIBS API Market disponibiliza um interface dedicado para os prestadores de serviços, que no âmbito da nova diretiva viram regulado e autorizado o acesso a dados e operações que estavam restritos aos bancos.

Neste interface estão integradas APIs para ter acesso a um conjunto de operações: dados de conta, iniciação de pagamentos e disponibilidade de fundos. O Open Banking começou a ser disponibilizado pelo Bankinter aos prestadores de serviços de pagamentos no passado dia 10 de abril, precisou a empresa.

Na prática isto permite que empresas diferentes dos bancos façam a gestão de pagamentos, forneçam informação sobre saldos bancários (de várias contas, por exemplo) ou confirmem informação sobre o cliente, que até agora estava em exclusivo na posse dos bancos e que passa a estar também acessível a estes prestadores de serviços, mediante autorização do cliente.

Vários bancos têm vindo a adotar a plataforma da SIBS para levar ao terreno a PSD2.


Publicado em:

Mobilidade

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados