Partilhe nas Redes Sociais

Chegou a 1ª edição do Concurso de Projetos de Computação Avançada

Publicado em 17 Agosto 2020 | 299 Visualizações

Para os amantes da computação avançada, a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), através da sua Unidade Computação Científica Nacional, anunciou o lançamento da 1ª edição do Concurso de Projetos de Computação Avançada, cujas candidaturas para o primeiro lote de propostas decorrem entre 14 de agosto a 14 de setembro.

A ideia é assegurar a disponibilização de recursos computacionais com cerca de 27 milhões de core.horas em plataformas nacionais inseridas na Rede Nacional de Computação Avançada (RNCA). O concurso tem como objetivo promover a apresentação de Projetos de Computação Avançada em todas as áreas, que serão suportados tecnologicamente via RNCA, através da disponibilização dos seus recursos de computação avançada: High Performance computing (HPC), High Throughput computing (HTC) e Cloud Computing.

Este concurso enquadra-se na Iniciativa Nacional Competências Digitais e.2030 Portugal INCoDe.2030 (designadamente no Eixo 5 – Investigação) e destina-se, individualmente ou em copromoção, a instituições do ensino superior e aos seus institutos e unidades de I&D.

O concurso surge ainbda vocaccionado para laboratórios do Estado ou internacionais com sede em Portugal, instituições privadas sem fins lucrativos que tenham como objeto principal atividades de I&D ou outras instituições públicas e privadas, sem fins lucrativos, que desenvolvam ou participem em atividades de investigação científica bem assim como a empresas de qualquer natureza e sob qualquer forma jurídica.

As candidaturas devem ser apresentadas, em língua inglesa, em formulário eletrónico próprio, disponível aqui sendo que, no caso de as candidaturas do primeiro lote não esgotarem os recursos computacionais disponíveis, a FCT poderá definir novo prazo de submissão de candidaturas para um novo lote.


Publicado em:

Atualidade

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados