Partilhe nas Redes Sociais

Cisco ajuda a inovar na formação médica

Publicado em 24 Junho 2016 | 371 Visualizações

A Janssen Portugal estabeleceu uma parceria com a Cisco que prevê a implementação de quatro salas equipadas com tecnologia de ponta na área da telepresença em várias universidades portuguesas.

Assim sendo, as Faculdades de Medicina das Universidades de Lisboa, Porto, Coimbra e Açores passam agora a estar ligadas em rede entre si e à escala internacional a outros investigadores. 

O investimento, feito a cinco anos, passa por um modelo Telepresence as a Service (TPaaS) e pretende não só colocar a tecnologia ao serviço da ciência e da medicina, «mas também criar uma rede científica ímpar que aporte valor à educação médica nacional e internacional», conforme refere a própria Cisco.

Este «é um projeto único e pioneiro em Portugal que inclui o desenvolvimento de um programa de Educação Científica de vanguarda, com sessões mensais de ligação a centros científicos de excelência» nos Estados Unidos da América e na Europa.

As salas agora criadas contam com um sistema de telepresença, o Cisco TelePresence IX5000 que inclui três ecrãs de alta-definição FullHD de 70 polegadas, «combina alta-fidelidade de áudio e vídeo e assegura a mais completa experiência de colaboração imersiva para cerca de 25 pessoas sentadas, dando aos utilizadores a sensação de estarem no mesmo espaço», sublinha ainda a Cisco.

A sua combinação de quatro câmaras 4K «permite captar toda a sala em imagens de ultra-alta definição» assegurando «um visionamento nítido do conteúdo sem necessidade de utilizar câmaras adicionais».

A gama IX5000 complementa-se com outras funcionalidades como a possibilidade de ligação a portátil através de WiFi graças à integração da WebEx com os sistemas de Telepresença.


Publicado em:

Atualidade

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados