Partilhe nas Redes Sociais

Cloud-RAN junta NEC e Intel

Publicado em 19 Janeiro 2016 | 383 Visualizações

A NEC vai colaborar com a Intel para desenvolver a solução Cloud-Radio Access Network (Cloud-RAN) cujo o objetivo passa por virtualizar as funções das estações base móveis.

Ainda durante o início deste ano, ambas as empresas vão começar uma prova de conceito conjunta com o intuito de verificar as capacidades da solução Cloud-RAN.
 
As estações base móveis são compostas por uma Unidade Digital (UD) que controla o processamento de dados e uma Unidade de Rádio (UR) que envia e recebe ondas de rádio.

A solução Cloud-RAN separa as funções da UD das estações base móveis, fazendo com que essas funções sejam executadas em servidores de uso geral equipados com processadores multi-core da Intel.

Desta forma, torna-se possível centralizar as funções da UD, permitindo que várias unidades de UR «sejam controladas centralmente a partir de um servidor de uso geral», segundo se lê em comunicado de imprensa.
 
A solução «melhora o desempenho da comunicação das estações base móveis através de um controlo mais preciso da interferência rádio entre as UR’s, ao mesmo tempo que reduz o consumo de energia e a ocupação do espaço, consolidando o hardware da UD».

O mesmo comunicado refere ainda que a solução «contribui para a redução do Custo Total de Propriedade dos equipamentos das estações base».


Publicado em:

Atualidade

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados