Partilhe nas Redes Sociais

COTEC vai apoiar internacionalização de tecnológicas 

Publicado em 14 Junho 2023 | 345 Visualizações

A COTEC Portugal está a promover o programa Connect 4.0, uma iniciativa para apoiar empresas tecnológicas portuguesas na entrada em mercados internacionais. Até final do ano, o plano da associação passa por apoiar 150 empresas com a medida. 

No terreno, este novo programa vai tirar partido da relação com um conjunto de empresas âncora, já aderentes, e com fortes ligações a mercados externos, como a Altice, Brisa, Glintt e Siemens. Estas empresas vão acolher nas suas instalações eventos de apoio à capacitação de PME para a internacionalização. A primeira sessão aconteceu esta terça-feira, 13 de junho. 

A COTEC acrescenta que o programa vai ainda tirar partido de plataformas e marketplaces online, para estimular interações entre potenciais parceiros de negócios, promovendo a formação de novos ecossistemas de soluções direcionados a mercados internacionais.

O Connect é também uma plataforma que assenta «na plataforma multilateral digital Bridgewhat», focada na capacitação e treino de empresas tecnológicas no desenvolvimento de técnicas de marketing e comerciais online, explica ainda a associação. Através desta plataforma será ainda possível contactar com as empresas âncora, adquirir conhecimento sobre estratégias de internacionalização, desenvolver competências de marketing e geração de leads.

Dados alinhados pela COTEC recordam que em Portugal o sector das tecnologias de informação nacional é composto por cerca de 15 mil empresas, que empregam mais de 97 mil colaboradores qualificados. Gera receitas de mais de 7 mil milhões de euros, 37% das quais realizadas em mercados externos.

Entre 2015 e 2020 este indicador tem ganho dimensão, crescendo a um ritmo médio de 21% ao ano, mas as exportações do sector continuam abaixo da média das exportações nacionais.  

«O Connect 4.0 será um importante contributo para reforçar as condições de internacionalização do tecido empresarial português no setor 4.0, incentivando a soberania digital, o aumento das exportações tecnológicas e a visibilidade internacional do nosso país na indústria 4.0», defende Jorge Portugal, diretor-geral da COTEC Portugal.

Esta iniciativa integra um projeto também designado Connect, desenvolvido em parceria entre a COTEC, a AICEP e outros parceiros, cujo propósito é capacitar as empresas produtoras de tecnologias 4.0 nacionais para a entrada em mercados internacionais. É co-financiado pelo Compete 2020.


Publicado em:

Atualidade

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados