Partilhe nas Redes Sociais

Data center Equinix liga Portugal ao mundo

Publicado em 5 Julho 2019 por Claudia Sargento - Ntech.news | 199 Visualizações

Com cinco mil metros quadrados de área total e fornecendo ligação direta a mais de 15 sistemas de cabos submarinos que chegam ao mundo inteiro, o IBX, data center da Equinix em Lisboa, atingiu novos valores recorde: «Somos o maior data center do país» tendo registado «um total de 5.000 posições interconectadas.»

Carlos Paulino diretor-geral da Equinix em Portugal defendeu que esta é a infraestrutura «certa para a transformação digital das empresas» apontando-a também como um «importante» hub no intercâmbio internacional de dados.

Na verdade, o centro de dados em Lisboa é «o gateway privilegiado para ligação aos países africanos, mas também à Austrália ou ao Japão». Por outro lado, Carlos Paulino recorda que a partir deste mesmo espaço foi já feita «a primeira ligação direta entre Portugal e o Brasil em alta capacidade».

Atualmente, a Equinix conta 200 centros de dados espalhados por 52 áreas metropolitanas, gerando «ambientes de interconexão neutral para que todos os players consigam obter ligações seguras», revela Carlos Paulino.

Há 20 anos no mercado português, a empresa garante que «todas as redes digitais que ligam o país» fazem ali «a sua interconexão». Em Portugal, a Equinix conta mais de 60 clientes, «maioritariamente grandes empresas», sendo que o responsável máximo da companhia recorda que «Lisboa é uma cidade que está a atrair, cada vez mais, players mundiais para concentrarem aqui o seu ponto de interconexão».

Os clientes Equinix têm a capacidade de se ligar «de forma privada e direta com os seus clientes, prestadores de serviços cloud ou outros parceiros, independentemente da sua localização geográfica», reforçou Carlos Paulino.

Recorde-se que a interconexão – troca de dados de forma privada e direta entre as empresas e os seus parceiros – está a tornar-se o método ideal para as organizações operarem no mundo digital de hoje. Der acordo com dados do Global Interconnection Index, um estudo anual publicado pela Equinix, a largura de banda de Interconexão deverá superar, em 2021, os 8.200 Terabits por segundo (Tbps), ou o equivalente a 33 Zettabytes (ZB) de troca de dados por ano, representando quase 10 vezes o crescimento projetado da Internet.

Em Portugal, nos últimos dois anos, a Equinix «tem vindo a investir significativamente» assegurando uma expansão da superfície do centro de dados «em 30 a 40%» mas, tendo em conta tendências que se avizinham, como a quinta geração móvel, Carlos Paulino fala na previsível necessidade «de duplicar a capacidade atual, num espaço temporal máximo de quatro anos».

No centro de dados de Lisboa, os clientes Equinix têm a possibilidade «de alugar apenas um rack ou uma sala inteira», tudo depende «das necessidades que apresentam», refere o diretor-geral da companhia que sublinha ainda: «Temos mais de 12 anos de serviço consecutivo sem interrupções com 99,9% de garantia ao nível de segurança, climatização e energia».


Publicado em:

Atualidade

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados