Partilhe nas Redes Sociais

eCommerce entre empresas em Portugal vai valer 121 mil milhões de euros este ano 

Publicado em 20 Outubro 2022 | 388 Visualizações

Este ano o comércio eletrónico entre empresas deverá valer em Portugal 121 mil milhões de euros, de acordo com as previsões da edição 2022 do estudo Economia Digital em Portugal. Nos últimos dois anos o comércio B2B cresceu em 23,7 mil milhões de euros no país e 62% das empresas portuguesas já têm presença na internet.

No universo das empresas médias e grandes, os dados apurados pela pesquisa mostram que as organizações portuguesas têm uma taxa de utilização do ecommerce superior à média europeia. Também antecipam que este ano a utilização da fatura eletrónica avance entre 15 e 25%. Em 2021 foi usada por 91 mil empresas. 

A análise divulgada pela ACEPI também abrange o comércio eletrónico B2C, que deve valer no final deste ano 8 mil milhões de euros. Entre 2019 e 2021 terá crescido 1,6 mil milhões. 

O número de utilizadores de internet que fazem compras online em Portugal também cresceu nos últimos dois anos, para passar a estar acima da média da União Europeia. Segundo estes dados, 13% dos portugueses fizeram compras online mais de cinco vezes nos últimos três meses e 65% gastaram mais 300 euros neste canal de compras, aplicados sobretudo em roupa, calçado e acessórios, mas também em refeições, tanto entregues ao domicílio, como levantadas em loja. Esta última categoria esteve entre as que registou um crescimento mais significativo. 

Os dados mais recentes do estudo anual da ACEPI são divulgados na semana em que decorre o Portugal Digital Summit, evento promovido pela associação e que este ano volta a assumir o formato de programa de televisão, para acompanhar online e à distância. O modelo foi estreado há dois anos, em plena pandemia, e repete-se agora, depois de um interregno na realização do evento em 2021.  

Ao longo de cinco dias, a terminar esta sexta-feira, 21 de outubro, há para acompanhar mais de 50 horas de emissão, asseguradas por 250 oradores. A semana da economia digital termina, como é habitual, com o dia de compras na net, durante o qual várias lojas avançam com descontos online. 


Publicado em:

Atualidade

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados