Partilhe nas Redes Sociais

EPAL mostra em Tóquio tecnologia portuguesa para poupar água

Publicado em 18 Setembro 2018 | 175 Visualizações

A tecnologia portuguesa da EPAL para combater perdas de água está a ser mostrada em Tóquio, onde a empresa apresentou uma nova aplicação. A Billmeter foi desenhada para ajudar as entidades gestoras de redes de água a conseguirem uma maior eficiência nessa tarefa e já está disponível.

A aplicação ajuda a combater as perdas de água aparentes e funciona classificando estatisticamente os contadores pelo potencial de recuperação de água não faturada, para além de prevê o tempo ótimo de serviço e o prazo ideal para a sua substituição. Analisa padrões de consumo, a evolução dos erros de medição e os custos associados ao contador e ao tarifário.

A EPAL está a mostrar a nova tecnologia no Congresso e Exposição Mundial da IWA – International Water Association, sublinhando a importância deste tipo de soluções no combate ao desperdício de água, que continua a ser elevado, permitindo trabalhar com vários cenários e definir prioridades na hora de renovar o parque de equipamentos.

No mesmo certame, a empresa mostra outras soluções tecnológicas desenvolvidas para o mesmo fim, como o WONE, sistema de controlo de perdas na rede, o AQUAmatrix, software de gestão comercial, ou o Waterbeep, para o controlo de consumos de água por consumidores e empresas.

Só em Portugal, as perdas aparentes representam um terço das perdas totais totais de água. As perdas totais integram as perdas aparentes e as perdas físicas e globalmente ascendem a 30% do consumo. Estão avaliadas em cerca de 42 milhões de euros.


Publicado em:

Atualidade

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados