Estado investiu 1 milhão de euros em projetos de inteligência artificial

No ano passado o Estado português investiu 1 milhão de euros em soluções de inteligência artificial e machine learning, materializados na adjudicação de 14 contratos. Quase metade das adjudicações (42%) foram realizadas no distrito de Lisboa, em cinco contratos de 442 mil euros. Seguiu-se o distrito do Porto, com outras cinco adjudicações, que resultaram em contratos de 349 mil euros, e o distrito de Leiria, onde foi adjudicado um projeto que valeu 161 mil euros.
Por empresas, os maiores fornecedores do Estado nesta área foram a Ubiquity Technology, a Noesis Portugal e a Hanner & Hanniel. A primeira destas três empresas assegurou projetos num valor total de 211 mil euros, a Noesis Portugal projetos de 183 mil euros; e a Capgemini Portugal com 161 mil euros.
O organismo com contratos mais valiosos foi a Entidade Reguladora da Saúde, que investiu 251 mil euros nesta área, em dois projetos distintos. A Adene – Agência para a Energia e a Comunidade Intermunicipal do Oeste adjudicaram projetos de 183 mil euros e 161 mil euros respetivamente.
Entre os projetos de maior dimensão destaque para a subscrição de serviços de monitorização de segurança e resposta autónoma com capacidade de Inteligência Artificial (183.816 euros). Destaque também para a aquisição de drones e software baseado em Inteligência Artificial para Promover a Vigilância dos Ninhos e Recolha de Dados, no âmbito de um projeto de inovação e teste de Novas Técnicas e Equipamentos para a deteção e Controlo da Vespa velutina (161.483 euros).
Publicado em:
AtualidadePartilhe nas Redes Sociais