Estudantes de Tondela conquistam prémio com app inovadora

A solução tecnológica “Healthcare Support Center,” criada por alunos da Escola Secundária de Tondela, foi distinguida com o Prémio “Melhor App for Good” durante o Portugal Digital Summit’24, realizado em Lisboa a 23 e 24 de outubro. Este prémio, inserido na 6ª edição do App Start Up, reconhece o impacto social e a inovação técnica de uma app com potencial para resolver problemas do quotidiano, especialmente nos setores da saúde e bem-estar.
Desenvolvida por Carlos Soares, Joel Dias e Matilde Machado, a “Healthcare Support Center” é uma plataforma de monitorização e suporte médico remoto, com funcionamento 24/7. Através de sensores conectados a uma placa ESP8266, a app regista e transmite dados em tempo real, permitindo que pacientes comuniquem qualquer problema ao cuidador, seja em casa ou no hospital, agilizando o tempo de resposta e melhorando o diagnóstico. Para a construção desta aplicação, a equipa integrou um sensor de humidade LM393, um sensor de temperatura DHT11, um sensor touch TTP223B, LEDs, e relés, e utilizou a plataforma Blynk IOT 2 para o desenvolvimento digital.
Este projeto inovador foi também distinguido com o primeiro prémio do ensino secundário na final do Apps for Good, realizada a 18 de setembro, consolidando o talento dos jovens programadores e destacando o potencial da Escola Secundária de Tondela no âmbito tecnológico. A Healthcare Support Center surge como uma resposta aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), promovendo um acesso rápido e eficaz aos cuidados de saúde.
No Portugal Digital Summit as 10 equipas finalistas da 10ª edição do Apps for Good, incluindo a de Tondela, apresentaram os seus projetos a investidores e empresas de tecnologia, numa oportunidade para promover o desenvolvimento profissional dos jovens e estimular a aplicação prática da tecnologia. Nos vários momentos de pitch, no “Apps for Good Stage” e no “Sapo Masters Stage,” as equipas expuseram as suas soluções num ambiente de marketplace interativo.
Publicado em:
MobilidadePartilhe nas Redes Sociais