Partilhe nas Redes Sociais

PUB

Fibra óptica chega ao maciço central da Serra da Estrela

Publicado em 6 Fevereiro 2018 | 219 Visualizações

Vai subir ao ponto mais alto do continente e ver neve? Então não se esqueça de levar consigo o tablet. É que o maciço central da Serra da Estrela vai passar a estar ligado através de fibra ótica

O projeto, da responsabilidade da Altice Portugal, prevê a ligação de seis concelhos do maciço central, num investimento que a companhia diz ser “de vários milhões de euros”. Este trabalho, que tem agora início, “vai criar infraestruturas onde nunca houve, permitindo a ligação destas populações às autoestradas da informação, algo que nunca aconteceu em várias décadas”.

Os seis concelhos que integram o projeto são Seia, Covilhã, Manteigas, Gouveia, Fundão e Oliveira do Hospital num total de quase meia centena de freguesias.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Seia, Filipe Camelo, “este é um investimento absolutamente histórico, porque vem dotar esta região da Serra da Estrela de novas condições, que tornam este território ainda mais atrativo”.

O autarca defende a importância do investimento, uma vez que “para além de permitir aos cidadãos o acesso a um conjunto de serviços de telecomunicações cada vez mais completo, fiável e resistente, as empresas passam a dispor de novas ferramentas que favorecem o contato com novos modelos de negócio, elevados ganhos de eficiência, otimização de recursos ou a expansão para novos mercados”.

Também o Presidente da Câmara Municipal de Gouveia, Luís Tadeu Marques, destaca o impacto do investimento na região: “O investimento que a Altice se propõe levar a efeito é fundamental para que territórios do, denominado, interior, possam, finalmente, começar a ter algum tratamento de igualdade em relação, neste caso concreto, à qualidade e rapidez das comunicações”.

Este investimento da Altice Portugal, em estreita parceria com os municípios da região, vai ainda ser “uma mais-valia na captação de investimento privado e, a médio e longo prazo, na criação de emprego”, defende a própria Altice.

Por seu turno, o presidente da Altice Portugal, Alexandre Fonseca, explica que “a Serra da Estrela é um dos polos turísticos mais marcantes do nosso país, único local em Portugal continental onde neva regularmente, que conta com a visita de milhares de turistas nacionais e internacionais”. Por isso mesmo, a Altice Portugal “faz questão de valorizar estes territórios dotando-os de fatores que contribuam significativamente para o aumento da sua competitividade”.

Com mais este projeto, a Altice Portugal assegura manter o foco de investir em infraestruturas de fibra ótica de última geração, assim como na modernização da Rede Móvel e na expansão do 4G, “de forma a garantir a qualidade do serviço e a evidente satisfação do cliente, ligando populações e empresas até agora privadas de acesso a tecnologia de última geração”.

O maciço central da Serra da Estrela vai passar a contar com uma ligação em fibra óptica, no âmbito de um projecto levado a cabo pela Altice Portugal e seis autarquias da zona.


Publicado em:

Mobilidade

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados