IBM e PNUD juntos na inovação
O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e a IBM anunciaram o lançamento de duas novas ferramentas interativas para prever o acesso à energia e promover a equidade energética. Estas soluções, acessíveis através da plataforma GeoHub do PNUD, utilizam a avançada tecnologia de inteligência artificial (IA) e dados geoespaciais da IBM, disponibilizando ao público informações essenciais para uma transição energética justa e sustentável.
Justina Nixon-Saintil, vice-presidente e Chief Impact Officer da IBM, destacou a importância desta iniciativa: «Ao criarmos modelos inovadores de acesso gratuito ao público, estamos a capacitar líderes, organizações e membros das comunidades com insights que permitem tomar decisões energéticas impactantes em todo o mundo.»
Ferramentas para o futuro energético
As novas ferramentas, desenvolvidas em colaboração com o IBM Sustainability Accelerator, incluem o modelo de IA de Previsão do Acesso à Eletricidade e o Índice de Equidade da Energia Limpa. O primeiro, alimentado pela plataforma watsonx da IBM, prevê o acesso à eletricidade até 2030 em mais de 100 países emergentes. Já o segundo, criado em parceria com a Universidade Stony Brook, analisa fatores sociais, económicos e ambientais para avaliar a equidade no acesso à energia limpa em 53 países africanos. «A colaboração inovadora do PNUD com a IBM ajuda os países a alavancar o desenvolvimento de dados e a inovação tecnológica para melhorar vidas e proteger o planeta», referiu Laurel Patterson, do PNUD.
Com estas ferramentas, o PNUD e a IBM esperam impulsionar o progresso global em direção a uma transição energética mais justa, apoiando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Publicado em:
AtualidadePartilhe nas Redes Sociais