Partilhe nas Redes Sociais

Mastercard e Microsoft promovem sistema universal para validar identidade online

Publicado em 11 Dezembro 2018 | 456 Visualizações

A Mastercard e a Microsoft estão a anunciar o lançamento de uma iniciativa criada para facilitar a validação da identidade digital, um processo que hoje ainda não é simples e que as duas empresas querem descomplexar, criando um sistema de validação de identidade online reconhecido universalmente.

As empresas explicam que o serviço permite aos consumidores inserirem, controlarem e partilharem dados de identidade da forma que considerarem mais conveniente e tirando partido dos dispositivos que têm à disposição, em cada momento. Defendem ainda que este será um passo fundamental para facilitar tarefas como a verificação de identidade, a prevenção de fraude e identificação de cidadãos de um modo geral, recordando que mil milhões de pessoas em todo o mundo não são oficialmente reconhecidas, o que dificulta o seu acesso a serviços sociais, financeiros e de saúde.

«O atual contexto no domínio da identidade digital é inconsistente, irregular e o que funciona num país geralmente não funciona noutro. Temos a oportunidade de estabelecer um sistema que coloca as pessoas em primeiro lugar, dando-lhes o controlo dos seus dados de identidade, onde os mesmos estão a ser usados», defende Ajay Bhalla, presidente de soluções de intelligence e cibersegurança da Mastercard.

Mastercard e Microsoft defendem que a solução que estão a lançar pode ter um impacto relevante na experiência de utilização em serviços financeiros, no comércio, serviços públicos e outros serviços digitais e adiantam que a iniciativa servirá de base a novos serviços Mastercard, desenvolvidos no Microsoft Azure em colaboração com empresas do sector bancário.

Além de contribuir para resolver questões complexas como as já descritas, as empresas admitem que a iniciativa vai ajudar a ultrapassar o cenário atual, em que a validação da identidade online está condicionada a uma prova física (documentos oficiais) ou digital, gerida por uma entidade central e que muitas vezes implica memorizar um conjunto alargado de credenciais.


Publicado em:

Atualidade

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados