Mercedes-Benz redefine o futuro da produção automóvel com IA e robôs

A Mercedes-Benz está a acelerar a digitalização da sua rede de produção na fábrica de Berlin-Marienfelde com a introdução de Inteligência Artificial (IA), robôs humanoides e novas soluções de fabrico, como a produção de motores elétricos axiais de alto desempenho.
Desde 2022, a unidade de Berlim tem sido o epicentro da digitalização da produção da marca, com o Mercedes-Benz Digital Factory Campus (MBDFC) a servir de laboratório para o desenvolvimento e teste de novas aplicações de software em ambiente real. O MO360, ecossistema digital da produção da Mercedes-Benz, reúne todas as aplicações e dados essenciais da rede global de fábricas e agora ganha novas capacidades de IA.
IA e robôs humanoides ditam a nova era da produção
A marca alemã integrou funcionalidades de IA, como o Digital Factory Chatbot Ecosystem e a MO360LLM Suite, além de robôs humanoides desenvolvidos pela norte-americana Apptronik. A fábrica de Berlim desempenhou um papel crucial na preparação da unidade de Rastatt para o lançamento do novo Mercedes-Benz CLA, o primeiro modelo com o sistema operacional MB.OS.
De acordo com Jörg Burzer, membro do Conselho de Administração da Mercedes-Benz Group AG, responsável por Produção, Qualidade e Gestão da Cadeia de Abastecimento, a Mercedes-Benz Berlin-Marienfelde permanece na vanguarda da produção automóvel e mantém a Alemanha no mapa como centro global de inovação. «A Inteligência Artificial e os robôs humanoides abrem uma nova fronteira que torna a produção mais sustentável, eficiente e inteligente», afirma o responsável.
A empresa anunciou ainda um investimento de vários milhões de euros na Apptronik para expandir o uso de robôs humanoides nas fábricas. O modelo Apollo, um dos mais avançados do mundo, já está a ser testado em tarefas repetitivas da intralogística, como o transporte de componentes e a inspeção inicial de qualidade.
Assistentes inteligentes: IA na linha de produção
A IA está também a revolucionar o suporte à produção através do MO360 AI Factory, onde chatbots fornecem respostas rápidas sobre manutenção de máquinas e processos de fabrico. Outra inovação é o sistema virtual multiagente, que analisa grandes volumes de dados em tempo real, ajudando a identificar rapidamente causas de variações na qualidade da produção. «A IA assume as tarefas que gostamos menos, dando-nos tempo para inovar e criar valor», acrescenta Katrin Lehmann, Chief Information Officer da Mercedes-Benz Group AG e Mercedes-Benz AG.
Berlim na vanguarda dos motores elétricos
Além das inovações na produção digital, Berlin-Marienfelde será um centro de excelência na produção de motores elétricos axiais de alto desempenho a partir de 2025. Este tipo de motor, mais compacto e eficiente, requer cerca de 100 processos de fabrico, dos quais 65 são inéditos na Mercedes-Benz e 35 são estreias globais. A marca já registou mais de 30 patentes associadas a estas novas tecnologias, consolidando Berlim como referência mundial na inovação industrial.
Partilhe nas Redes Sociais