NOS melhora a experiência 5G em Portugal
A NOS dá mais um passo decisivo nas comunicações portuguesas. Três anos após “abrir” a rede 5G em Portugal, a operadora avança com o 5G Stand Alone (5G SA), também conhecido como 5G+. Esta inovação tecnológica promete revolucionar a experiência dos utilizadores com uma rede mais rápida, responsiva, robusta e confiável.
A arquitetura do 5G+ da NOS não só traz uma melhoria significativa em velocidade e latência, como também redefine o que é possível em termos de conectividade e serviços. Este novo padrão abre portas para aplicações em tempo real e mais exigentes, como o controlo remoto de dispositivos industriais, gaming avançado e experiências imersivas em realidade aumentada e virtual. Além disso, o 5G+ permite a gestão dedicada de partes da rede (network slicing), adaptadas às necessidades específicas de diferentes setores, garantindo eficiência e estabilidade.
Jorge Graça, Chief Technology and Information Officer da NOS, reforça a importância deste lançamento, considerando-o mais um passo na «liderança» da quinta geração de redes móveis, que tem sido, ao longo destes três anos, um vetor estratégico para a operadora. «Assumimos um compromisso com o País, com a sociedade e a economia, de oferecer a melhor e maior cobertura 5G do País, com mais de 4700 estações base e uma cobertura superior a 99% da população portuguesa», refere o responsável.
Inicialmente, o 5G+ estará disponível para clientes com tarifários de dados ilimitados e dispositivos compatíveis*, prevendo-se o alargamento a outras marcas até 2025.
A NOS aposta numa rede mais sustentável, oferecendo uma gestão energética eficiente que também prolonga a duração da bateria dos dispositivos.
O que o 5G+ traz de novo?
- Velocidade: Transmissão de dados até duas vezes mais rápida, para downloads e uploads em tempo recorde.
- Resposta: Com um tempo de resposta inferior a 10 ms, o 5G+ é ideal para aplicações críticas e interativas em tempo real, como gaming avançado e operações industriais de precisão.
- Network Slicing: Porções de rede dedicadas a utilizações específicos garantem uma experiência de qualidade, isolando e otimizando serviços. Em contextos empresariais, como numa fábrica, por exemplo, diferentes setores podem ter “slices” de rede dedicados para operações específicas, sem interferências.
- Eficiência Sustentável: Reduz o consumo de energia e permite que os dispositivos se mantenham ativos por mais tempo sem necessidade de carga, ajudando a construir uma rede mais sustentável.
Três anos de 5G em Portugal
Apesar de Portugal ter sido o penúltimo país da União Europeia (UE) a disponibilizar a quinta geração de redes móveis, neste momento, a sua cobertura nacional já se encontra acima da média da UE, de 89% (segundo dados do Observatório 5G da Comissão Europeia).
Ao longo destes anos, a NOS investiu cerca de 420 milhões de euros, na promoção do 5G e
desenvolvimento da infraestrutura. Foi quem investiu mais no leilão, foi a primeira a introduzir um novo
core de dados para 5G Stand Alone (SA), foi pioneira a disponibilizar mobile edge computing na sua
rede e, mais uma vez, é a primeira em Portugal a lançar o 5G SA e a disponibilizá-lo aos seus clientes.
Manuel Ramalho Eanes, administrador da NOS, assume que o compromisso assumido há três anos, para a aceleração do 5G, preparou as organizações para o futuro. «É com muito orgulho que vemos que todo o nosso investimento e esforço se traduzem em resultados concretos: na velocidade e cobertura da nossa rede, no pioneirismo do lançamento de novastecnologias, nas parcerias que estabelecemos e nos projetos que lançámos», reconhece o administrador.
*De momento, estes são os equipamentos compatíveis com 5G+, prevendo-se um alargamento destes equipamentos ao longo do tempo:
- Xiaomi 13
- Xiaomi 13T
- Xiaomi 13T Pro
- Xiaomi 14T
Publicado em:
MobilidadePartilhe nas Redes Sociais