Partilhe nas Redes Sociais

Novos smartphones ultra-seguros chegam ao mercado

Publicado em 18 Abril 2017 | 168 Views

Depois de anunciada no Mobile World Congress, em fevereiro, a solução Hoox for Business da Atos passa a estar disponível no mercado. Trata-se de uma renovação da linha de smartphones ultra-seguros para empresas, que a tecnológica lançou através da sua subsidiária Bull. A Hoox for Business, diz a Atos, é «uma plataforma completa: inclui telemóveis, aplicações e infraestrutura para garantir a inviolabilidade das comunicações em toda a cadeia».

Os smartphones Hoox são baseados em Android, o que não é propriamente o sistema operativo móvel mais seguro, mas têm uma solução de segurança embebida ponta-a-ponta – desde o terminal às portas USB, Wi-Fi, Bluetooth, dados, apps e comunicações. A soluão está disponível como serviço ou on-premises, sendo que a tecnológica não revelou os níveis de custo que servirão de base.

Às aplicações nativas de comunicação, a Atos adicionou a esta linha uma app de conference call em grupo, além de mensagens instantâneas em grupo e correio de voz. Os utilizadores têm acesso a uma loja de aplicações privada e específica para cada empresa, onde todas as apps são previamente controladas e testadas pela Atos. Este é um dos maiores problemas das lojas de aplicações para Android: a permeabilidade a apps maliciosas, quase impossível de evitar a priori dada a dimensão das lojas e o número crescente de utilizadores.

Além das vantagens óbvias, numa altura em que espionagem, ransomware e outros problemas de segurança assustam as empresas, a Atos sublinha que a Hoox for Business protege as comunicações em compatibilidade com as normais legais.

Os smartphones Hoox surgiram inicialmente em 2012, virados para empresas do sector da defesa e com uma gama aprovada pela NATO. A plataforma Hoox for Business pretende dar acesso às funcionalidades de segurança e encriptação a qualquer tipo de empresa.

 


Publicado em:

Mobilidade

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados