Partilhe nas Redes Sociais

Parceria entre Nova IMS, BI4ALL e Microsoft faz nascer laboratório de BI & Analytics

Publicado em 27 Outubro 2021 | 242 Visualizações

gestão de dados

Os alunos da NOVA Information Management School (NOVA IMS), da Universidade Nova de Lisboa vão poder já este ano desenvolver trabalhos de fim de curso ou de mestrado, a partir de desafios que respondam a problemas reais e que possam ser solucionados com o contributo de ferramentas de Business Intelligence & Analytics.


Esta é uma das principais vertentes da parceria técnico-científica que esta escola assinou com a BI4ALL e a com a Microsoft. O protocolo vai dar origem a um Laboratório de Business Intelligence & Analytics, pensado para aproximar o meio universitário da realidade empresarial, como a colaboração de docentes, alunos e colaboradores das três entidades. A estrutura tem ainda como objetivo «desenvolver mecanismos de comunicação e cooperação que tornem possível, e incentivem, a participação conjunta em projetos, eventos e estudos», sublinham as empresas.


A estimativa aponta para que este ano sejam já envolvidos nas diferentes vertentes da parceria cerca de 30 alunos, que vão ser desafiados a realizar projetos nesta área, adaptados ao nível de ensino em que se inserem e que podem acabar por ter acesso a estágios remunerados e prémios, por esta via. As empresas não revelaram ainda o número de estágios previsto, que estarão disponíveis, mas adiantam que, além dos estágios, os melhores alunos que passarem pelas iniciativas alinhadas no protocolo vão ter acesso também a um programa de formação orientado para a área da inteligência artificial, Big Data ou Data Analytics (Power BI).


Os prémios também previstos vão ser atribuídos pela BI4All. Estão previstos cinco prémios de 4 mil euros para as cinco melhores teses de mestrado e um pré-acordo para o desenvolvimento de uma ideia, que tenha em vista a construção de uma solução comercial.


Estão ainda previstos mais três prémios de 2.000€, para os três melhores projetos de licenciaturas e pós-graduações.
A iniciativa também prevê que os alunos possam receber apoio das empresas envolvidas, enquanto desenvolverem os projetos, para resolver dúvidas, na definição e desenvolvimento das ideias.


Publicado em:

Atualidade

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados