Partilhe nas Redes Sociais

PUB

Plataforma INSIGHT ajuda na luta contra o COVID-19

Publicado em 24 Julho 2020 | 208 Visualizações

O INSIGHT, a plataforma de inteligência artificial da Priberam para apoio aos processos de monitorização tecnológica e de horizon scanning, está agora a dar uma importante ajuda no combate ao COVID-19.

Na realidade, a Priberam faz parte de um conjunto de entidades que participa no Covid Mapper, um projeto promovido pelo ISBE – Instituto de Saúde Baseada na Evidência da Universidade de Lisboa e financiado pelo Fundo Gulbenkian de Resposta ao Covid-19 – Aceleração de Plataformas Digitais para Resposta à COVID-19.

O projeto tem ainda como parceiros o Instituto Superior Técnico / INESC-ID, a FMUL – Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, o IMM – Instituto de Medicina Molecular, o INSA – Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, a ARS-LVT – Administração Regional de Saúde Lisboa e Vale do Tejo e a FFUP – Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto.

O Covid Mapper não é mais do que uma plataforma online com capacidade para implementar um repositório de evidência científica validada, com mecanismos de obtenção compreensiva de artigos clínicos, saúde pública, ciências sociais, economia, psicologia, engenharia, entre outros.

Trata-se de um dos projetos que a Gulbenkian está a financiar através do seu Fundo de Resposta ao COVID-19.

A Priberam participa neste projeto com a sua plataforma INSIGHT «capaz de indexar, filtrar e relacionar a informação disponível sobre os desenvolvimentos em torno do COVID-19», oferecendo desta forma «uma potente ferramenta aos investigadores, cientistas, médicos e decisores públicos sobre esta pandemia», conforme refere a empresa em comunicado.

Segundo Carlos Amaral, CEO da Priberam, «a plataforma INSIGHT está a ser usada para monitorizar toda a informação que tenha a ver com COVID-19 publicada no Europe PMC, um dos maiores repositórios de investigação médica do mundo».

Diz o mesmo responsável que «o objetivo da Gulbenkian, através do apoio a este projeto, é dar aos investigadores uma ferramenta capaz de lhes facilitar o trabalho, determinando prioridades e chamando-lhes a atenção para desenvolvimentos relevantes nas suas áreas de atuação».

O CEO da Priberam diz ainda que «o INSIGHT permite explorar e relacionar dezenas de milhares de artigos sobre o COVID-19 através de diferentes visualizações, como ‘mind maps’, que permitem descobrir relações entre conceitos, proporcionando aos investigadores melhores ferramentas para a sistematização do conhecimento no combate à pandemia».

A plataforma de monitorização inteligente da Priberam baseia-se em tecnologias de processamento de inteligência artificial, nomeadamente de processamento de linguagem natural, machine learning e deep learning «e oferece a capacidade de captura, análise, seleção e disseminação sistemática de informação para apoio à tomada de decisões estratégicas numa empresa ou organização».


Publicado em:

Atualidade

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados