Partilhe nas Redes Sociais

Pombal aproveita 5G para promover turismo e testar soluções inteligentes

Publicado em 1 Agosto 2022 | 36 Visualizações

Pombal quer assumir-se como uma cidade 5G. 75% do concelho já tem cobertura da rede móvel de quinta geração da NOS e, em parceria com a operadora, foi agora apresentada uma solução de realidade virtual que vai ajudar a promover o turismo da região.  

As festas da cidade (Festas do Bodo) marcam a estreia de um conjunto de percursos virtuais que os visitantes vão poder podem testar e que vão permitir escalar e andar de parapente na Serra de Sicó, visitar o Convento do Louriçal ou dar um passeio na Praia do Osso da Baleia, sem sair do local. A solução vai continuar disponível depois dessa altura para usar noutros pontos do país, como forma de promover a região. 

A NOS detalha que durante o evento o município vai ainda usar a ferramenta de Analítica de Eventos da operadora, para ter mais informação sobre quem visita a iniciativa. A solução de big data permite caraterizar a audiência que passar pelo evento e o seu comportamento, ou analisar o impacto do evento na mobilidade na região. 

Até final do ano, a cidade quer implementar outras soluções de smart cities, nomeadamente em áreas como a sustentabilidade, como a rega inteligente em espaços públicos.

A NOS tem trabalhado com outros municípios na implementação de soluções inteligentes, assentes na infraestrutura 5G já disponível nestas cidades. Entre os exemplos apontados pela operadora estão os de Matosinhos, Albufeira, Seixal, Lagoa, Vila Nova de Famalicão e Barreiro. 

No que se refere às soluções implementadas, os exemplos apontados focam soluções de gestão urbana inteligente e sustentável, salas de planeamento e controlo, plataformas integradoras, soluções de rega e de gestão de resíduos inteligentes, que tiram partido da velocidade rápida e latência reduzida do 5G. 


Publicado em:

Mobilidade

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados