Partilhe nas Redes Sociais

Portugal atraiu 47 novos projetos de investimento estrangeiro em 2022

Publicado em 2 Janeiro 2023 | 558 Visualizações

Ao longo do ano passado a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal conseguiu atrair para Portugal 47 novos projetos de investimento, um número recorde, segundo dados partilhados pela agência. Dois terços (66%) são centros de competências nas áreas da engenharia ou desenvolvimento de software, enquanto 23% são novas unidades industriais. Nesse universo destacam-se as unidades nas áreas da eletrónica, automação, mobilidade ou aeronáutica.

No total, estes 47 projetos, representam um investimento potencial de 2,4 mil milhões de euros e podem ajudar a criar 7.130 postos de trabalho, a maioria, na área das Tecnologias da Informação ou relacionados com o desenvolvimento de software (4.400). 

A AICEP sublinha que o número de projetos em questão significa que foram angariados novos clientes a cada oito dias, ao longo do ano passado. A agência também recorda que, já em 2021, o número de projetos angariados tinha sido superior ao de qualquer ano anterior a esse – 41 – e diz que o número de pedidos de informação ou apoio, acolhidos pela agência ao longo de 2022 também aumentou, tendo crescido 33% face ao ano anterior 

Estados Unidos, Reino Unido, Suíça e Alemanha são os principais mercados de origem dos novos investimentos – EUA com 20% e os restantes com 15% dos projetos, cada um.  

Luís Castro Henriques, presidente da AICEP defende que estes investimentos refletem uma crescente tendência para a «regionalização das cadeias de valor», que nos próximos anos continuará a ter um peso importante no investimento direto estrangeiro em Portugal. 


Publicado em:

Atualidade

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados