Partilhe nas Redes Sociais

Portugal destaca-se na adoção da fatura eletrónica

Publicado em 20 Janeiro 2020 | 1303 Visualizações

Portugal está no grupo de países da União Europeia com maior taxa de utilização da fatura eletrónica, revela um estudo da Seres. O país distingue-se na utilização da tecnologia para o intercâmbio de documentos entre empresas e Administração Pública e, juntamente com Itália e Espanha, está na linha da frente, no que se refere à utilização da fatura eletrónica entre empresas. 

«Itália, Espanha e Portugal são os países que lideram a Europa» na tendência de estender a obrigatoriedade da faturação eletrónica das compras com entidade públicos a contextos de B2B, destaca a pesquisa, que tem como tema: a situação da faturação eletrónica no mundo.

Recorde-se que a utilização de fatura eletrónica nos processos de contratação pública é de uso obrigatório em Portugal desde abril de 2019. Desde o início deste ano, as empresas portuguesas com um volume de negócios superior a 50 milhões de euros passaram também a ter de recorrer à faturação eletrónica. 

Em abril, há mais mudanças. Todas as empresas com mais de 250 colaboradores terão igualmente de aderir à faturação eletrónica, tal como todos os organismos públicos locais e regionais.  A partir de janeiro do próximo ano, a regra estende-se às PME e micro-empresas.

O estudo da Seres também revela que a fatura eletrónica é hoje usada em 63,1% dos países. Destes, 30% já deram caráter obrigatório à medida.

Na Europa todos os países já tiram partido deste tipo de tecnologia. O continente europeu é aquele onde a obrigatoriedade teve um papel mais importante na disseminação da faturação eletrónica, justificando mais de dois terços da utilização.

O caráter obrigatório da medida para todas as empresas na União Europeia, na sua relação com a administração pública, está em vigor desde abril de 2019.

A Seres, filial do grupo La Poste, é especialista em serviços de transação eletrónica segura de documentos.


Publicado em:

Atualidade

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados