Partilhe nas Redes Sociais

Portugal volta a cair no ranking da competitividade digital

Publicado em 30 Setembro 2019 | 597 Visualizações

Portugal não vai além do 34º na mais recente edição do ranking de competitividade digital do International Institute for Management Development. Entre países da União Europeia ficou-se pela 17ª posição da tabela. 

O estudo analisa a performance de 63 economias, em três grandes áreas: conhecimento, tecnologia e preparação para futuro, onde cabem diversas variáveis, como o número de robots industriais, o número de robots em projetos de educação e em I&D, indicadores considerados pela primeira vez nesta edição da pesquisa.  

Os pontos fracos apontados ao país, no conjunto das três áreas, são a formação, o número de utilizadores de banda larga móvel, o volume de exportações de alta tecnologia e a agilidade das empresas. 

Como pontos fortes o IMD identificou as comunicações, leis de emigração, número de utilizadores de internet ou o número de pessoas com formação superior na área das ciências. 

A liderar o ranking da IMD estão os Estados Unidos, Singapura e Suécia.   Face a 2018, Portugal perdeu duas posições nesta tabela. No ano passado foi 32º e em todos os anos anteriores obteve melhor. Desde a primeira edição do estudo, em 2015, o país tem perdido terreno neste domínio. Nesse ano posicionou-se em 29º. 


Publicado em:

Atualidade

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados