Partilhe nas Redes Sociais

Portuguesa YData tem nova plataforma de tratamento de dados para IA

Publicado em 11 Outubro 2022 | 639 Visualizações

A YData anunciou o lançamento de uma plataforma melhorada de preparação de dados, para acelerar o desenvolvimento de soluções de Inteligência Artificial, a Ydata Fabric.  

A startup portuguesa garante que este lançamento é mais um passo para facilitar o acesso e controlo simplificado de dados de qualidade, premissa que assume como seu principal fator de diferenciação. 

Como explica a empresa, esta é uma solução colaborativa e end-to-end no tratamento e gestão de dados, que pretende ajudar as organizações a resolver problemas de dados complexos, independentemente da indústria de atuação. Contribui para acabar com os silos de informação e foca-se na etapa onde os data scientists gastam mais tempo.

A YData Fabric passa também a estar disponível nos marketplaces Azure e AWS, que são hoje os mais relevantes para a aquisição de soluções de third-parties em diversas indústrias. Esta integração assegura o funcionamento da solução em ambas as tecnologias e facilita o seu acesso on demand, como sublinha a empresa, acrescentando que a a YData é agora também parceira da Microsoft. 

A startup portuguesa apresenta-se como criadora da «primeira plataforma de desenvolvimento centrada nos dados», algo que facilitará a criação de datasets de treino e reduzirá o seu custo. A empresa também garante que introduziu na tarefa uma nova tecnologia de dados sintéticos, para ajudar a resolver problemas relacionados com a privacidade, a escassez de dados ou mesmo a falta de representatividade de classes.

A empresa está no mercado desde 2019 e em agosto foi distinguida com os prémios  Best Newcomer e Founder of the Year, nos South Europe Startup Awards 2021. O projeto foi lançado por Fabiana Clemente e Gonçalo Martins.


Publicado em:

Startups

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados