Prémios Empreende XXI com 25 mil euros para os melhores em cada desafio
Está em marcha a 6ª edição dos Prémios Empreende XXI. A iniciativa dinamizada pelo BPI e pelo CaixaBank convida startups de base tecnológica com menos de três anos de existência a apresentarem soluções em várias áreas.
As inscrições estão abertas até ao próximo dia 5 de dezembro. As candidaturas estão abertas em Portugal e Espanha, nos mesmos moldes, no que se refere às seis categorias sectoriais a concurso. Nas categorias territoriais são elegíveis duas zonas em Portugal (Norte e Centro e Lisboa Sul e Ilhas) e 17 em Espanha.
Os vencedores dos prémios territoriais recebem 6 mil euros. Em Portugal serão escolhidos dois, pelo impacto em cada uma das duas regiões elegíveis. As empresas candidatas são também consideradas para um prémio ibérico de 20 mil euros, que destaca as startups mais preparadas para responder aos desafios atuais do sector financeiro e da sociedade, através dos Prémios Desafios.
Nos seis desafios ibéricos há prémios de 25 mil euros para o vencedor de cada um. As categorias são a transformação digital e tecnológica do setor financeiro; cidades mais sustentáveis, seguras, conectadas e adaptadas; sustentabilidade; promoção do envelhecimento ativo e saudável através da tecnologia; transformação digital e inovação no sector agroalimentar; ou digitalização e novos modelos de negócio do setor da hotelaria, restauração, turismo e lazer.
Há ainda dois prémios especiais de 10 mil euros cada um. O prémio Impacto Social, para a empresa com maior influência positiva na sociedade e o prémio Deep Tech, para a inovação tecnológica mais disruptiva.
Os vencedores e um finalista de cada categoria de desafios garantem acesso a um programa internacional de formação (Moonshot Thinking for Entrepreneurs), ministrado pela ESADE e por especialistas de Silicon Valley, que é complementado com «visitas a alguns dos principais centros de inovação do mundo», explica uma nota de imprensa.
Em Portugal, os Prémios Empreende XXI contam também com o apoio da Agência Nacional de Inovação, através da iniciativa Born from Knowledge (BfK), que por sua vez também entrega um prémio, para reconhecer a startup que mais se distinguir em atividades de I&D.
Na edição anterior dos Prémios Empreende XXI candidataram-se 763 startups ibéricas, 102 eram portuguesas. A iniciativa nasceu há 15 anos em Espanha, pela mão do CaixaBank. Estendeu-se a Portugal em 2017, através do BPI, depois da integração do banco no grupo espanhol. Já investiu 7,5 milhões de euros em prémios, que beneficiaram mais de 465 empresas.
Publicado em:
StartupsPartilhe nas Redes Sociais