Primeiro supermercado autónomo do Brasil tem tecnologia portuguesa
A portuguesa Sensei forneceu a tecnologia do primeiro supermercado autónomo da cadeia retalhista brasileira Muffato e com esta implementação também concretiza o seu primeiro projeto fora da Europa. O sistema da Sensei tira partido de inteligência artificial e sensores, para acompanhar os movimentos do comprador à distância.
Na loja que estreia a tecnologia no Brasil é possível ter uma experiência de compras sem filas e com self-scanning, ou outros formatos físicos de checkout. Para fazer compras na Muffato Go é preciso descarregar a aplicação do grupo retalhista, que gera um QR code, a partir do qual é possível entrar na loja, recolher os produtos pretendidos e sair.
A rede de sensores espalhada pela loja recolhe a informação necessária para que o sistema registe os produtos retirados das prateleiras, que ocupam os 250 metros quadrados da loja. O pagamento é feito logo que o cliente sai da loja, através da modalidade definida na aplicação.
Em simultâneo, a Sensei vai fornecendo dados em tempo real sobre stocks, produtos perdidos e outros dados, que vão facilitar decisões de gestão para a cadeia de supermercados.
No Brasil já foram lançados outros projetos de lojas de conveniência autónomas, por empresas locais, como o da Zaitt em 2019, que se mantém ativo. Este é o primeiro lançado por uma marca de supermercados.
Publicado em:
MobilidadePartilhe nas Redes Sociais