Partilhe nas Redes Sociais

Programa Astropreneurs assegura investimento a startups portuguesas

Publicado em 23 Dezembro 2020 | 1173 Visualizações

Coordenado pelo Instituto Pedro Nunes, o programa Astropreneurs ajudou mais de 160 startups e 500 empreendedores/as de toda a Europa a transformar ideias inovadoras em negócios espaciais viáveis.

O Astropreneurs é um dos principais programas de aceleração da Europa que teve como objetivo ajudar a transformar ideias inovadoras relacionadas com o Espaço permitindo-lhes criar emprego e riqueza.

Financiado pela União Europeia, o programa apoiou os participantes a procurar financiamentos e encontrar os seus primeiros clientes, «passos essenciais no caminho para o mercado e sustentabilidade».

Entre as empresas abrangidas pelo Programa está a portuguesa Connect Robotics, que desenvolve um serviço com drones capazes de fazer entregas seguras “porta-a-porta” especialmente na área da saúde.

A empresa foi apoiada na angariação de financiamento e desenvolvimento do negócio.

De Portugal participaram 27 empreendedores/as e startups, que receberam aproximadamente 900 horas de mentoria nas áreas de negócio, financiamento e técnicas.

As 14 startups portuguesas apresentaram 25 candidaturas a instrumentos de financiamento, das quais 15 foram aprovadas, o que se traduziu na angariação de 645.000 euros para criar e consolidar os seus negócios.

Carlos Cerqueira, diretor de Inovação do Instituto Pedro Nunes e coordenador do projeto Astropreneurs, considera que «este é um momento chave na economia do espaço, sobretudo no “new space” ou espaço comercial, e o Astropreneurs permitiu descobrir, apoiar e trazer novos talentos para este setor, algo essencial no espaço europeu e em particular em Portugal».


Publicado em:

Startups

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados