Partilhe nas Redes Sociais

Quer aumentar a agilidade e a segurança na sua organização?

Publicado em 20 Setembro 2024 | 38 Visualizações

De acordo com a GlobalData, a rápida evolução dos modelos híbridos e multi-cloud está a permitir que as empresas escalem com rapidez e enfrentem a complexidade digital. «Estas soluções estão a fornecer as ferramentas para enfrentar desafios modernos com agilidade e precisão», afirma Saurabh Daga, gestor de projetos de tecnologia disruptiva da GlobalData.

O relatório “Cloud 3.0: Optimizing Performance and Navigating Multi-Cloud”, da GlobalData, destaca as principais tendências que estão a moldar o futuro da computação em cloud, apresentando mais de 40 inovações reais em setores como o retalho, transporte, produção, viagens e turismo. Segundo Saurabh Daga, «o futuro das TI empresariais reside na adoção estratégica da cloud», com as empresas a obterem poupanças e melhorias em segurança, escalabilidade e agilidade. Seja através de uma segurança de dados melhorada, análises em tempo real ou redução da latência com o edge computing, o responsável garante que as empresas dispõem das ferramentas «necessárias para enfrentar os desafios modernos com agilidade e precisão». Isto leva a uma mudança fundamental na forma como as empresas utilizam as tecnologias cloud para otimizar o desempenho e reduzir os seus custos operacionais.

Casos de sucesso

Exemplos práticos incluem a Team Global Express, que, ao transferir 70% das suas aplicações para a cloud híbrida com a ajuda da Infosys, conseguiu reduzir a dívida técnica e garantir operações contínuas em mais de 100 localizações. No setor da aviação, a Japan Airlines migrou o seu software de manutenção para a Global Aviation Cloud da Lufthansa Systems, reforçando a segurança e resiliência operacionais.

A IA e o machine learning também estão a ser aplicados na cloud, como mostra a Microsoft, que melhorou a sua solução cloud para o setor de retalho com IA generativa e otimização de operações, através do Azure OpenAI Service. Estas tecnologias permitem personalizar experiências de compra e melhorar a eficiência das lojas.

Já a Frontmatec, fabricante de máquinas, adotou a AWS IoT SiteWise Edge para gerir dados de forma mais eficiente, processando-os localmente, o que reduz a latência e o consumo de largura de banda, uma solução essencial para empresas com grandes volumes de dados.


Publicado em:

Atualidade

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados