Partilhe nas Redes Sociais

Start-up portuguesa revoluciona segurança digital

Publicado em 11 Dezembro 2024 por Ntech.news | 108 Visualizações

A Entangled Space (N10GLED), uma start-up sediada em Évora, destacou-se ao vencer o Born from Knowledge – BfK Awards 2024, atribuído pela Agência Nacional de Inovação (ANI), no âmbito dos Altice International Innovation Awards. A empresa está a desenvolver uma solução de distribuição de chaves quânticas (QKD) via satélite, projetada para responder às ameaças emergentes trazidas pelos computadores quânticos, com entrada prevista no mercado em 2025.

Com a evolução da computação quântica, os métodos tradicionais de criptografia, baseados em cálculos matemáticos, enfrentam uma ameaça significativa. A N10GLED aposta na física quântica como base para criar sistemas de segurança invioláveis, capazes de resistir mesmo às capacidades computacionais dos futuros computadores quânticos.

A sua tecnologia de distribuição de chaves quânticas utiliza o entrelaçamento e outros fenómenos quânticos para gerar chaves criptográficas únicas e ultra seguras. Este sistema é especialmente eficaz contra ataques que envolvem a interceptação de dados hoje para decifração futura.

De acordo com Rui Semide, CEO da N10GLED, a questão não é se as nossas comunicações seguras atuais vão deixar de estar seguras, é apenas uma questão de quando. E se olharmos para os roadmaps de investigação de empresas como a IBM e a Google, este responsável admite que talvez «estejamos mais perto do que gostaríamos de pensar».

QKD via satélite: alcance global e inovação

A tecnologia da N10GLED foca-se na transmissão de longo alcance, superando as limitações das redes de fibra ótica. Utilizando satélites, a empresa garante uma infraestrutura de comunicações segura, escalável e inviolável, adequada para um mundo em rápida transformação tecnológica.

O prémio Born from Knowledge, que inclui uma recompensa de 2.500 euros, reconhece o impacto potencial das tecnologias quânticas desenvolvidas pela N10GLED no mercado global. A start-up, que opera a partir do PACT – Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia, em Évora, está atualmente a equipar o seu laboratório com vista ao desenvolvimento de novas soluções no campo das tecnologias quânticas e do hardware espacial.

Com este reconhecimento, a N10GLED junta-se ao rol de mais de 50 projetos premiados pelo programa Born from Knowledge desde 2017, reforçando a posição de Portugal como polo de inovação tecnológica.


Publicado em:

Startups

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados