Startups portuguesas distinguidas em concurso ibérico voam até Silicon Valley
Seis empresas portuguesas integraram o programa de acompanhamento internacional em Silicon Valley e Cambridge, associado aos Prémios Empreendedor XXI, no âmbito do qual foram distinguidas recentemente.
Os prémios são uma iniciativa do CaixaBank, que em Portugal é organizada pelo BPI, integrado no grupo espanhol. Na última edição distinguiram as start-ups portuguesas Huub, Seacliq, Pro Drone, Exogenus Therapeutics, Peekmed, Nu-Rise e Loqr.
As duas primeiras foram premiadas nas categorias ibéricas do concurso Commerce Tech e Agro Tech, garantindo um prémio monetário de 25 mil euros cada uma. A Pro-Drone a e Exogenus foram as vencedoras nas duas categorias territoriais que representam Portugal nesta vertente da competição: Sul e Ilhas; Norte e Centro.
Peekmed, Nu-Rise e Loqr garantiram lugar no Top 3 dos finalistas ibéricos para as categorias de Health Tech, nos casos da PeekMed e da Nu-Rise e Fin&Insur Tech, no caso da Loqr. A Nu-Rise foi também premiada na fase regional do concurso com a distinção «prémio acesso a inovação em Portugal».
Seis destas empresas tiveram agora hipótese de viajar até Silicon Valley e Cambrigde «para conhecer em primeira-mão as tecnologias com potencial de modificar as “regras do jogo” de diferentes indústrias e aceder a ferramentas, desenvolvendo ideias disruptivas», explicam os promotores da iniciativa.
Huub, Seacliq, Pro Drone e Peekmed estiveram na Califórnia. Loqr e Nu-Rise passaram por Cambridge, onde participaram num curso internacional de crescimento empresarial, o Ignite Fast Track, da Universidade de Cambridge.
O programa de acompanhamento, em que se inseriu a viagem, dá aos participantes elementos para localizar mercados, sectores e pessoas com potencial para contribuir para o desenvolvimento dos projetos. Funciona como um «curso de transformação, inspiração e exploração», explicam os promotores e está direcionado para empresas já com projetos numa fase avançada de implementação.
Há última edição dos prémios Empreendedor XXI que abrangem Espanha e Portugal e contemplam uma fase regional para cada um dos países e uma fase ibérica, candidataram-se 961 empresas, 300 das quais portuguesas. Os distinguidos arrecadaram mais de 500 mil euros em prémios.
Publicado em:
StartupsPartilhe nas Redes Sociais