Tecnologia 5G: Bruxelas quer todas as áreas povoadas cobertas até 2030
A Comissão Europeia apresentou uma Bússola Digital para traduzir em termos concretos as ambições digitais da UE até 2030.
Esta estratégia contempla quatro pontos principais, um dos quais referente a «infraestruturas digitais seguras, eficientes e sustentáveis» que prevê que “todas as áreas povoadas» devem estar «cobertas por 5G».
Assim sendo, Bruxelas pretende que, até 2030, a tecnologia 5G esteja presente em todas as áreas habitadas da UE ao contrário do que agora se verifica já que a mesma chega apenas a 14%, segundo a instituição.
Este objetivo surge depois de a Comissão Europeia ter falhado a meta comunitária de ter esta tecnologia em pelo menos uma cidade por Estado-membro até final de 2020.
De acordo com o mais recente relatório do Observatório Europeu para o 5G, em dezembro passado esta tecnologia estava presente em 23 dos 27 Estados-membros da UE.
Da lista não constava, porém, Portugal nem Chipre, Lituânia e Malta.
A quinta geração de sistemas de telecomunicações móveis e sem fios permite ligações ultrarrápidas e a conexão de um elevado número de dispositivos.
Ainda na que às infraestruturas diz respeito, a Bússola Digital prevê que a produção europeia de semicondutores de ponta e sustentáveis passe a representar 20% do total mundial. Espera ainda que todas as famílias da UE tenham conectividade `gigabit` e ainda que a Europa consiga o seu primeiro computador quântico.
Publicado em:
MobilidadePartilhe nas Redes Sociais