Partilhe nas Redes Sociais

Ubiwhere apresenta Smart5Grid para levar poder do 5G à gestão das redes elétricas

Publicado em 20 Março 2023 | 622 Visualizações

A Ubiwhere anunciou o lançamento do smart5Grid, um projeto que quer contribuir para fortalecer a eficiência económica dos operadores do setor de energia, através do recurso ao 5G para comunicação de dados, em linha com os requisitos específicos impostos pelas smart grids.  

A solução consiste num quadro de gestão de infraestrutura, que inclui módulos de gestão, controlo e monitorização, baseados em mecanismos de network-slicing, que permitem  virtualizar redes independentes na mesma infraestrutura. Vai também tirar partido da plataforma de gestão urbana da Ubiwhere, adaptada para casos de uso de monitorizados e digital twins de infraestrutura de smart grids. 

«A proliferação de redes públicas 5G representa uma nova possibilidade para gerir sistemas críticos, como os do setor de energia. Através da adoção de redes 5G, antevê-se que os operadores do setor energético obtenham significativos ganhos de eficiência, tanto na aquisição como na operação», destaca a Ubiwhere.

O Smart5Grid quer entregar às empresas do sector energético competências para responder às exigências regulatórias e dos clientes, em temas como a fiabilidade, resiliência e qualidade do serviço prestado. Terá capacidade para fornecer dados e análises em tempo real para os diferentes intervenientes e facilitará a gestão do consumo de energia e de economias, promete a Ubiwhere. 


Publicado em:

Mobilidade

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados