Partilhe nas Redes Sociais

Ubiwhere apura tecnologia de geolocalização para mobilidade inteligente

Publicado em 15 Setembro 2022 | 45 Visualizações

Mobilidade inteligente

A Ubiwhere apresentou o Poser, um mecanismo de geolocalização desenvolvido para a mobilidade inteligente. Seguro e distribuído espacialmente (porque assenta numa blockchain), o sistema de localização utiliza os sinais de rádio de equipamentos de telecomunicações disponíveis no ambiente urbano e de sincronização de relógio, para determinar a localização. O modo de funcionamento é semelhante ao do GPS, «sendo os locais reclamados a uma rede de Blockchain intitulada de Helium», explica a empresa. 

O Poser baseia-se numa Dynamic Proof Location e foi desenvolvido com o intuito de melhorar a prova de localização da aplicação GoGreen. Esta aplicação, também desenvolvida pela Ubiwhere, procura dinamizar a utilização de meios de transporte mais sustentáveis, através de incentivos e desafios. 

Para serem atribuídas as recompensas, exige-se que os utilizadores finais partilhem as suas localizações, uma informação que pode ser falsificada. Para minimizar esse risco a Ubiwhere desenvolveu o Poser, que facilita a fiabilidade e valida a presença do utilizador final em determinadas localizações geográficas num dado momento e de forma descentralizada. 

A Ubiwhere recorda o alerta do World Economic Forum, onde se sublinha que “a mobilidade é uma necessidade humana fundamental e um fator-chave de prosperidade, mas o atual paradigma da mobilidade não é sustentável”. 

Esta solução pretende dar um contributo para alterar essa realidade. Como explica a tecnológica portuguesa, com o recurso à rede Helium, os proprietários de dispositivos comunitários passam a ser incentivados através de uma tecnologia baseada em blockchain. «Esta abordagem garante transparência e segurança não amplamente disponíveis na IoT», sublinha-se. 

Ao mesmo tempo que lança a solução, a Ubiwhere disponibilizou um Whitepaper com informação sobre a nova solução, onde aborda o problema e os desafios, o conceito e todo o conteúdo necessário para implementar a Dynamic Proof Location em cidades inteligentes.


Publicado em:

Mobilidade

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados