Partilhe nas Redes Sociais

Um terço das empresas já tira partido da Internet das Coisas

Publicado em 20 Fevereiro 2019 | 114 Visualizações

Um estudo do grupo Vodafone revela que um terço das empresas (34%) já está a tirar partido da Internet of Things, uma adoção que é mais vincada em sectores como a indústria, os transportes e os serviços financeiros e que traduz um crescimento de cinco pontos percentuais no último ano.

Em 70% dos casos, a utilização da IoT ultrapassou o domínio dos projetos-piloto, já concluídos, e na esmagadora maioria das situações (95%) já sente um retorno do investimento realizado.

O Barómetro Internet of Things revela ainda que 76% das empresas que estão a tirar partido da IoT consideram a tecnologia crítica para as suas operações, sendo que 8% das organizações considera mesmo que todo o negócio está já dependente da IoT.

Por sectores, as conclusões indicam que 86% das empresas que adotaram ou estão a planear adotar soluções de IoT na indústria automóvel fazem-no para aumentar receitas ou diferenciar produtos. Nos seguros atribui-se à IoT (84% dos inquiridos) a transformação da estratégia de negócio.

Em termos mais gerais, 60% dos utilizadores de IoT admitem que estas tecnologias terão promovido uma completa disrupção das suas indústrias, nos próximos cinco anos.

Num futuro próximo, estas soluções serão potenciadas por novas tecnologias como o 5G, que mais de metade das empresas inquiridas (52%) afirma ter planos para usar, como forma de suportar volumes de dados ainda maiores, de modo mais fiável e sem latência.    

A Vodafone assume-se como um dos líderes em IoT, com cerca de 81 milhões de cartões geridos.


Publicado em:

Mobilidade

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados