Unicorn Factory acelera empresas
A Unicorn Factory Lisboa dá início à sexta edição do programa Scaling Up, uma iniciativa de aceleração que visa apoiar a expansão internacional de startups tecnológicas em fase de crescimento acelerado. O programa, que já tem um histórico de sucesso, irá apoiar mais oito empresas inovadoras: Bandora, Bling Energy, BRIDGE IN, DareData, Hoopers, Nutrition from Water, Pix Force e Smash.
Composta por 75% de empresas portuguesas, a nova edição do Scaling Up representa um total de mais de 11 milhões de euros em investimento captado pelas scaleups participantes, que já empregam 282 pessoas e geram uma receita anual combinada de 18 milhões de euros.
Gil Azevedo, diretor executivo da Unicorn Factory Lisboa, destaca o impacto do programa: “A sexta edição do Scaling Up reflete espelha o sucesso do programa, que tem contribuído sucessivamente para a internacionalização das startups portuguesas e a construção de uma rede de inovação de relevo internacional.”
O Scaling Up será conduzido ao longo de oito meses e inclui oito módulos intensivos focados em impulsionar a expansão internacional, obter financiamento adicional, escalar operações e fortalecer as competências das equipas de liderança. Com o apoio de 140 mentores de empresas e investidores globais, incluindo Steve Cadigan, ex-diretor de Recursos Humanos do LinkedIn, o programa oferece uma plataforma estratégica para o crescimento das startups.
Desde a sua criação, o Scaling Up já recebeu mais de 212 candidaturas, focando-se em startups que já possuem receitas, equipas estruturadas e que procuram expandir suas operações globalmente. O programa conta com o apoio de parceiros estratégicos como BPI, Cuatrecasas, Delta Cafés, Fidelidade, Galp, Google, Grupo Brisa, PwC Portugal e a Câmara Municipal de Lisboa.
As inscrições para a 7.ª edição estão abertas até 31 de janeiro, oferecendo mais uma oportunidade para startups em ascensão se integrarem nesta plataforma de aceleração e crescimento internacional.
As empresas participantes da 6.ª edição do Scaling Up são:
- Bandora (Cleantech) – Plataforma SaaS para otimização de energia em edifícios.
- Bling Energy (Cleantech) – Soluções solares acessíveis com gestão inteligente de energia.
- BRIDGE IN (IA & Machine Learning) – Automatização de processos empresariais, como contabilidade e impostos.
- DareData Engineering (IA & Machine Learning) – Soluções em IA para projetos personalizados de alta qualidade.
- Hoopers (Sports Tech) – Plataforma que conecta fãs, jogadores e marcas de basquetebol.
- Nutrition from Water (NXW) (Foodtech) – Nutrição acessível baseada em microalgas oceânicas.
- Pix Force (IA) – Análise de imagens com IA para inspeções visuais precisas.
- Smash (HRtech) – Plataforma de recompensa instantânea para colaboradores.
Publicado em:
StartupsPartilhe nas Redes Sociais