Partilhe nas Redes Sociais

150 mil euros para inovação tecnológica

Publicado em 11 Abril 2025 | 62 Visualizações

A cidade do Porto deu mais um passo para reforçar a sua estratégia de posicionamento como hub de inovação com o lançamento da edição da Convocatória Aberta, um programa de apoio financeiro promovido pela Câmara Municipal do Porto e coordenado pela Porto Digital.

Com um montante global de 150 mil euros, esta iniciativa quer acelerar atividades que promovam a inovação tecnológica, o empreendedorismo e a criatividade no tecido urbano e empresarial da cidade. Além de um aumento de 50 mil euros face à edição anterior, a sétima edição da Convocatória Aberta expande o seu alcance estratégico ao integrar pela primeira vez três eixos distintos: Inovação e Experimentação, Empreendedorismo e Criatividade. Esta abordagem visa transformar o Porto num verdadeiro laboratório urbano, potenciando sinergias entre startups, empresas tecnológicas, universidades, centros de investigação e a comunidade artística.

«A Convocatória Aberta é um reflexo do compromisso do Porto com a inovação, o empreendedorismo e a criatividade. Nesta edição, reformulamos a iniciativa, com temáticas mais abrangentes e também com maior investimento, porque queremos que estes ecossistemas sejam cada vez mais profícuos e dinâmicos, para bem do desenvolvimento da cidade como um todo», explicou Filipe Araújo, vice-presidente da Câmara Municipal do Porto e vereador com os pelouros da Inovação e Transição Digital e de Finanças, Emprego e Empreendedorismo.

Três eixos para impulsionar o ecossistema de inovação

A edição de 2025 da Convocatória Aberta está desenhada para responder a desafios concretos nas áreas de maior impacto para a economia do conhecimento:

Inovação e Experimentação: apoia a testagem e implementação de soluções tecnológicas orientadas para a transição digital.

Empreendedorismo: promove a criação e consolidação de redes de colaboração entre agentes económicos e tecnológicos.

Criatividade: valoriza a expressão artística como alavanca de inovação, através de intervenções no espaço público.

As candidaturas podem ser submetidas por startups, empresas, universidades, centros de investigação, associações e artistas. O valor máximo de apoio por candidatura é de 10 mil euros para os eixos de Inovação e Empreendedorismo, e 5 mil euros para o eixo Criatividade.

Um histórico com impacto no terreno

As candidaturas estão abertas desde 31 de março. Os interessados têm até 30 de abril de 2025 para submeter propostas nos eixos 1 e 2, e até 21 de abril para o eixo 3. As propostas serão avaliadas por um júri especializado, que inclui representantes do Instituto Politécnico do Porto, UPTEC, Ágora Porto e Porto Digital. Os resultados serão conhecidos até 15 dias após o encerramento de cada fase.

Desde o arranque da iniciativa, em 2017, a Convocatória Aberta já recebeu 209 projetos de 180 entidades diferentes. Foram apoiadas 47 atividades, entre workshops, conferências, hackathons e meet-ups, que reuniram mais de 12 mil participantes. Estes números reforçam a importância do programa como catalisador de inovação e transformação urbana.


Publicado em:

Startups

Partilhe nas Redes Sociais

Artigos Relacionados